Caderno 3 – Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade. 06/12/2010.
A escola que queremos atualmente deixou de ser a mera instituição conteudista, autoritária em que o principal personagem seria o professor para por em evidência um novo agente central, o aluno, pois, este é o ator que deve atuar a todo o momento, devendo ser o grande transformador social, além de construir o seu saber.
O professor passa a ser animador, conduzindo sua clientela, e acabando de vez com a mentalidade de ser o dono do saber, para ser também aprendiz, havendo durante todo o processo parceria entre aluno/professor.
Cabe ao Conselho Escolar reforçar todo processo desta transformação, promovendo interesse do aluno, trabalhando com o que realmente está incutido no seu cotidiano social, dando oportunidade para que junto com a comunidade inserida achem o melhor caminho para esta mobilidade social, ele passa a ser o responsável pela melhoria de vida da sua realidade, o Conselho Escolar objetiva pela formação consciente dos cidadãos e críticos de seu papel social, todo esse processo de mudança só vai acontecer verdadeiramente se todos os envolvidos no processo ensino/aprendizagem, se conscientizarem da importância do seu envolvimento, durante toda etapa da construção desta nova realidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário