A Escola esta localizada na zona rural no município de Rio Bonito, na localidade denominada de Vertentes, fazendo parte do 2º distrito.
A realidade social e económica a qual a escola esta inserida é na sua maioria carente.
Temos várias igrejas, cultuando a fé em diferentes religiões, embora a maioria da população mude sempre de religião. Existem alguns campos de futebol e há em determinadas épocas algumas manifestações culturais, como festas religiosas, juninas, etc...
A escolaridade da maioria da comunidade é o fundamental incompleto, pois deixam de estudar para iniciar no trabalho ajudando assim, o sustento da família.
São oferecidos vários cursos de aperfeiçoamento, temos acompanhamentos periódicos da coordenação pedagógica e buscamos sempre atualizações através de cursos principalmente on line.
Nossa escola apresenta salas de aulas espaçosas, banheiros capazes de atender a clientela, sala de informática. Falta uma área para esporte, pois não temos este espaço o que dificulta a realização de atividades físicas embora há anos que esta no papel um projeto de uma quadra poliesportiva, havendo a necessidade de sua execução.
Existe na escola rampas para facilitar o acesso de alunos com necessidades físicas especiais ( cadeirantes ) e as salas são adaptadas a movimentação de quem necessita se locomover com cadeiras de roda.
Tentamos, na medida do possível deixar nosso alunos e professores com uma quantidade razoável de materiais didáticos para a execução do trabalho, embora nem sempre seja suficiente e oferecemos alguns materiais audiovisuais, para enriquecer as aulas.
Utilizamos ma s salas de aulas para reunião de pais, reuniões pedagógicas, conselhos de classes..., sendo reuniões bimestrais, ou algumas extras, caso haja necessidade.
O Projeto Político Pedagógico foi elaborado com a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar. A escolha do dirigente escolar é indicado SEMEC.
Os conteúdos e metodologia são estabelecidos em comum acordo entre o pessoal docente e equipe pedagógica, visando sempre a realidade inserida.
Há encontros periódicos entre os docentes e a coordenação pedagógica, levando as suas estratégias e recebendo orientação da mesma.
A relação professor e aluno é amistosa e sempre há uma parceria. Sendo os educandos avaliados a todo momento em que o processo se desenvolve. A avaliação final é mensurada e atribuída uma escala de nota de zero a cem. A reavaliação é realizada paralelamente, para os alunos que não alcançaram a média.
A utilização do livro didático é constante, servido de apoio ao aluno. Todos os envolvidos da comunidade escolar participam do processo estão envolvidos em todas as atividades. As notas finais, são resultados de todo processo do cotidiano do aluno. Elas são resultados de toda atuação do aluno no ano letivo e não apenas por uma avaliação bimestral, pois avaliamos nosso aluno como um todo e não por um conhecimento daquele dia estabelecido para avaliação escrita, as notas são individuais sendo a turma também avaliada. Os alunos fazem sempre uma autoavaliação e tem sempre autonomia para questionar a nota estabelecida. Embora as turmas sejam sempre avaliadas, não existe uma comparação entre as turmas, os alunos, pois entendemos e respeitamos a individualidade e o tempo de aprendizagem de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário